terça-feira, 26 de maio de 2020

Projeto quer flexibilizar construções na cidade


Foi debatido ontem, em sessão virtual da TV Câmara, um projeto de lei, de autoria do prefeito Marcelo Crivella, que quer flexibilizar construções e acréscimos nas edificações no Município do Rio por 60 dias. O objetivo do projeto, segundo a Secretaria Municipal de Urbanismo, é aumentar a arrecadação por conta da crise causada pela pandemia.

O PLC 174/2020 concede, por exemplo, um desconto de 40% para a legalização das construções na prefeitura nesse período. Entretanto, a proposta recebeu críticas não só de parte dos vereadores, como de diversas entidades como o Instituto de Arquitetos do Brasil, o Clube de Engenharia e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio (CAU/RJ).

Em nota emitida pela CAU, a entidade defendeu que o PLC permite o descumprimento da legislação urbanística, mediante o pagamento de contrapartidas. Além disso, representa ameaça de danos irreversíveis à paisagem carioca.

"A Prefeitura visa ainda a estabelecer novos parâmetros urbanísticos de forma indiscriminada (...) e a alteração nas regras de afastamento em diversas áreas da cidade".
 
Na sessão, o representante da CAU, Lucas Faulhaber, alertou a importância da suspensão de obras em meio a pandemia.

"Em São Paulo, já morreram mais de 60 trabalhadores da construção civil", disse ele.

Já a secretária de Urbanismo Fernanda Tejada argumentou que a proposta ajudaria na arrecadação de cerca de R$ 350 milhões para o município. "Estamos oferecendo um desconto substancial para que as pessoas entrem para a formalidade com seus imóveis", afirmou Tejada.



O Dia, Luana Dandara, 26/mai