terça-feira, 27 de outubro de 2020

A importância da vacinação e a atuação do Seconci na imunização dos trabalhadores


Quem não se vacina coloca a própria saúde em risco e, também, a de seus familiares e de outras pessoas com quem tem contato, além de contribuir para aumentar a circulação de doenças. Tomar vacinas é a melhor maneira de se proteger de uma variedade de doenças graves e de suas complicações, que podem até levar à morte.

A maioria das doenças que podem ser prevenidas por vacina são transmitidas pelo contato com objetos contaminados ou quando o doente espirra, tosse ou fala, pois ele expele pequenas gotículas que contém os agentes infecciosos. Assim, se um indivíduo é infectado, pode transmitir a doença para outros que também não foram imunizados.

Graças à vacinação, houve uma queda drástica na incidência de doenças que costumavam matar milhares de pessoas todos os anos até a metade do século passado – como coqueluche, sarampo, poliomielite e rubéola. Mas, mesmo estando sob controle, elas podem rapidamente voltar a se tornar uma epidemia caso as pessoas parem de se vacinar.

É importante destacar que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a vacinação evita de 2 milhões a 3 milhões de mortes por ano, além de outras 1,5 milhões que poderiam ser evitadas, se a cobertura global de vacinação melhorasse.

Vacinas são seguras e eficazes

As vacinas são feitas com microrganismos da própria doença que previne. Por exemplo: a vacina contra o sarampo contém o vírus do sarampo. No entanto, estes microrganismos estão enfraquecidos ou mortos, fazendo com que o corpo não desenvolva a doença, mas se torne preparado para combatê-la, se for necessário.

Toda vacina licenciada para uso passou antes por diversas fases de avaliação, garantindo sua segurança. Elas também passam pela avaliação de institutos reguladores rígidos. No Brasil, essa função cabe à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Vacinação no Seconci-Rio

O Seconci-Rio sempre esteve ciente da relevância da vacinação. Assim, há mais de 20 anos, a entidade tem uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde para vacinar os trabalhadores da construção civil contra inúmeras enfermidades, incluindo gripe, hepatite B, febre amarela, difteria, tétano, sarampo, caxumba e rubéola. Desde 1997, mais de 519 mil doses  foram aplicadas em trabalhadores, nos canteiros de obra e na sede.

Essa parceria com o Governo Federal tem o objetivo de ajudar na redução dos índices de contágio e de surgimentos de novos episódios de doenças. Neste ano, por conta da COVID-19, a vacinação contra a gripe foi intensificada, uma vez que essa imunização é fundamental para facilitar o diagnóstico da doença causada pelo coronavírus. Mais de mil trabalhadores se vacinaram, na sede do Seconci-Rio. Todas as informações sobre vacinação pelo Seconci-Rio podem ser obtidas pelo e-mail sao@seconci-rio.com.br.

SECONCI, 27/out