segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Retrospectiva 2020: Seconci-Rio lançou uma série de ações para auxílio aos gestores e aos trabalhadores durante a pandemia


O ano de 2020 foi marcado pela pandemia do coronavírus, que mudou o dia a dia da cidade, por conta do isolamento social, mas que manteve os canteiros de obra em atividade,  com a Construção Civil sendo considerada atividade essencial. Assim, o Seconci-Rio fez sua parte, promovendo uma série de ações de auxílio às empresas e àqueles que mantiveram a mão na massa, para garantir o máximo de informação e a segurança de todos no trabalho e em suas casas.

Várias ações foram pensadas e desenvolvidas para reduzir as dúvidas que surgiram diante do novo cenário. Os atendimentos presenciais tiveram que ser suspensos, mas, no site do Seconci-Rio, foi disponibilizado material informativo sobre o vírus e os principais métodos de prevenção e uma equipe ficou responsável pelo teleatendimento, esclarecendo todas as dúvidas das empresas e trabalhadores associados.

Somado a isso, foi elaborado o Protocolo COVID-19, com orientações gerais sobre as medidas protetivas que devem ser assumidas pelas empresas e pelos trabalhadores, em seus escritórios e canteiros de obra, relativas à higienização de material, estrutura de espaço, orientação aos trabalhadores e afins.

Outras ações também foram implementadas:

:: Vistoria nos Canteiros de Obra – neste ano, mais de 14,6 mil trabalhadores foram beneficiados com o serviço de orientação quanto às medidas sanitárias contra o coronavírus, com distribuição de material educativo.

:: Realização de testes rápidos da COVID-19 –  mais de 560 testes foram realizados em trabalhadores encaminhados pelas empresas. Felizmente, poucos tiveram resultado positivo.

:: Assessoria em Saúde – as empresas podem contratar um Técnico de Enfermagem para ficar lotado no canteiro de obras, para verificação diária das condições de saúde dos trabalhadores e a implementação das medidas sanitárias protetivas.

:: Avaliação Ocupacional – Especialistas médicos do Seconci-Rio realizam a avaliação  de pacientes pós-quarentena, orientando quanto a medidas protetivas e retorno ao trabalho.

SECONCI, 21/dez