O ano de 2020 foi marcado pela pandemia do coronavírus, que mudou o dia a dia da cidade, por conta do isolamento social, mas que manteve os canteiros de obra em atividade, com a Construção Civil sendo considerada atividade essencial. Assim, o Seconci-Rio fez sua parte, promovendo uma série de ações de auxílio às empresas e àqueles que mantiveram a mão na massa, para garantir o máximo de informação e a segurança de todos no trabalho e em suas casas.
Várias ações foram pensadas e desenvolvidas para reduzir as dúvidas que surgiram diante do novo cenário. Os atendimentos presenciais tiveram que ser suspensos, mas, no site do Seconci-Rio, foi disponibilizado material informativo sobre o vírus e os principais métodos de prevenção e uma equipe ficou responsável pelo teleatendimento, esclarecendo todas as dúvidas das empresas e trabalhadores associados.
Somado a isso, foi elaborado o Protocolo COVID-19, com orientações gerais sobre as medidas protetivas que devem ser assumidas pelas empresas e pelos trabalhadores, em seus escritórios e canteiros de obra, relativas à higienização de material, estrutura de espaço, orientação aos trabalhadores e afins.
Outras ações também foram implementadas:
:: Vistoria nos Canteiros de Obra – neste ano, mais de 14,6 mil trabalhadores foram beneficiados com o serviço de orientação quanto às medidas sanitárias contra o coronavírus, com distribuição de material educativo.
:: Realização de testes rápidos da COVID-19 – mais de 560 testes foram realizados em trabalhadores encaminhados pelas empresas. Felizmente, poucos tiveram resultado positivo.
:: Assessoria em Saúde – as empresas podem contratar um Técnico de Enfermagem para ficar lotado no canteiro de obras, para verificação diária das condições de saúde dos trabalhadores e a implementação das medidas sanitárias protetivas.
:: Avaliação Ocupacional – Especialistas médicos do Seconci-Rio realizam a avaliação de pacientes pós-quarentena, orientando quanto a medidas protetivas e retorno ao trabalho.
SECONCI, 21/dez