quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Treinamentos online e retorno do CPCC marcaram a qualificação do Seconci-Rio em 2020


Ainda que a pandemia do coronavírus tenha exigido a paralisação das aulas presenciais, o Seconci-Rio não deixou a qualificação profissional ficar de lado. Tão logo foi anunciada a necessidade de isolamento social, a equipe se mobilizou para elaborar os treinamentos à distância. Assim, temas como gestão de programas ocupacionais e liderança foram abordados em palestras online e vídeos disponíveis para as empresas.

Também foram realizadas videoconferências educativas, quando os gestores puderam realizar reuniões virtuais com seus colaboradores, com a participação de um especialista médico do Seconci-Rio, para esclarecimento de dúvidas sobre a pandemia e medidas protetivas. Os webinares foram outra opção para levar informação e explicações sobre o novo cenário de ações que as empresas precisaram colocar em prática.

No segundo semestre, diante do momento de flexibilização das atividades por parte das autoridades, o Centro Profissional da Construção Civil, em Jacarepaguá, pôde ser reaberto e os cursos voltaram à agenda do Seconci-Rio, seguindo os protocolos de saúde e segurança exigidos contra a COVID-19. As turmas foram reduzidas e as aulas práticas e teóricas acontecem alternadamente, para permitir o distanciamento correto entre os alunos.

Os cursos gratuitos, realizados em parceria com o SENAI, ainda não estão disponíveis, mas foi realizado um cadastro para reserva de vagas e todos serão notificados quando as aulas forem retomadas. A expectativa é que em 2021 a agenda de qualificação esteja sendo oferecida integralmente.

Campanha #TodosdeMáscara

O setor de qualificação também capitaneou a campanha #TodosdeMascara, lançada em agosto. A ideia era incrementar a renda das famílias e reforçar o compromisso do Seconci-Rio com a saúde e segurança daqueles que estão nos canteiros. Na ocasião, foram selecionadas 25 costureiras para ganhar um kit contendo linha, agulha e tecido, suficiente para a confecção de 100 máscaras. Deste total, 65 seriam para venda e as demais doadas ao Seconci-Rio, para que fossem entregues junto com um frasco de álcool em gel. Ao todo, 875 máscaras foram distribuídas aos trabalhadores que compareceram à sede do Seconci-Rio, no mês de setembro.

SECONCI, 23/dez