terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Seconci-Rio se adapta ao cenário de pandemia para atendimento aos trabalhadores


A maior preocupação do Seconci-Rio, ao longo deste ano, foi garantir que todos que estavam em atividade estivessem seguros e se mantivessem com saúde nos canteiros e em suas casas. Assim, logo que foi instituído o isolamento social, os atendimentos presenciais tiveram que ser suspensos, mas, prontamente, foi disponibilizada uma equipe para serviço de atendimento, via telefone, esclarecendo dúvidas sobre saúde e medidas sanitárias necessárias.

Em julho, os atendimentos médico e odontológico do Seconci-Rio puderam voltar a funcionar e todos os protocolos de biossegurança exigidos pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) foram aplicados, a exemplo do espaçamento entre as consultas, para que seja realizada a desinfecção das salas, troca de barreiras físicas e nova paramentação dos profissionais.

Os exames complementares também voltaram à normalidade e, inclusive, foi adquirido um equipamento novo e mais moderno para realização de espirometria, exame ocupacional que avalia a saúde dos pulmões. De acordo com a gerente de infraestrutura do Seconci-Rio e enfermeira do trabalho, Ana Francisca Cerqueira, podem fazer a avaliação os trabalhadores que forem de empresas que possuem contrato de programas ocupacionais com a entidade ou exclusivo para este fim.

Ótica e Farmácia

Em 2020, o Seconci-Rio ampliou o convênio com as farmácias, para descontos aos gestores, trabalhadores e seus dependentes, na compra de medicamentos e itens de higiene e de beleza. Assim, as redes de drogarias Raia, Pacheco, Venâncio e São Paulo ofertam de 5% a 30% de redução no valor dos produtos, bastando apresentar o CPF para receber o benefício. Esta foi uma forma de facilitar o acesso dos trabalhadores aos produtos de farmácia, uma vez que há dezenas de estabelecimentos distribuídos pelos bairros e de todos possuírem o serviço de entrega em domicílio.

Quanto à ótica, o serviço também está ativo e aqueles que precisam comprar seus óculos podem se dirigir à sede, com a receita médica em mãos. Para agilizar o serviço, é possível fazer o orçamento online, pelo site do Seconci-Rio, com retorno em até 24 horas.

SECONCI, 22/dez