quinta-feira, 31 de março de 2022

Dólar retoma queda e caminha para mês de forte perda frente ao real

No ano, moeda moeda norte-americana acumula baixa de 14,14% frente ao real.

O dólar volta a operar em queda nesta quinta-feira (31), caminhando para fechar o mês com forte queda frente ao real.

Às 10h55, a moeda norte-americana recuava 1,06%, a R$ 4,7357. Veja mais cotações.

No dia anterior, o dólar fechou em alta de 0,61%, a R$ 4,7866. Apesar do resultado, ainda acumula queda de 7,17% no mês. No ano, tem baixa de 14,14% frente ao real.

O que está mexendo com os mercados?

Na agenda doméstica, o IBGE divulgou mais cedo que a taxa de desemprego ficou em 11,2% no trimestre encerrado em fevereiro. O rendimento real do trabalhador, por sua vez, parou de cair – mas foi o menor para um mês de fevereiro desde o início da série histórica da pesquisa, em 2012.

No exterior, os preços do petróleo despencam nesta quinta-feira, em meio a notícias de que os Estados Unidos liberar parte de suas reservas estratégicas de petróleo. O presidente dos EUA, Joe Biden, falará ainda nesta quinta-feira sobre as ações de seu governo destinadas a reduzir os preços da gasolina que dispararam no mundo desde que a Rússia iniciou a invasão da Ucrânia.

A disparada nos preços das commodities e juros em patamares elevados no Brasil e o diferencial em relação aos juros nos EUA e outras economias têm contribuído para o fluxo de dólares para o país e para a valorização do real em 2022. O Brasil possui atualmente a segunda maior taxa de juros reais no mundo, atrás somente da Rússia.

Juros mais altos no Brasil tornam a moeda local mais interessante para investidores que buscam rendimento em ativos mais arriscados.

G1, 31/mar