segunda-feira, 11 de julho de 2022

Argentina anuncia medidas econômicas para tentar acalmar mercados

Silvina Batakis disse que vai manter as metas acordadas com o FMI e buscará reduzir os gastos públicos.

A nova ministra da Economia da Argentina, Silvina Batakis, anunciou nesta segunda-feira (11) uma série de medidas destinadas a reduzir o alto déficit fiscal do país e acalmar os mercados financeiros, em meio à crise financeira e política que o país atravessa.

Batakis, que assumiu a pasta há uma semana em meio a uma grave disputa na coalizão governista de centro-esquerda, disse que vai manter as metas acordadas com o Fundo Monetário Internacional (FMI), entre outras decisões que buscam afastar as dúvidas sobre o futuro da economia.

Batakis destacou que a Argentina buscará uma trajetória de taxa de juros positiva, congelará a entrada de novos funcionários no setor público, além de manter o plano de cortes de subsídios ao consumo de serviços estipulado pela gestão anterior e evitar gastos acima do orçamento.

O país, importante exportador de grãos, enfrenta uma inflação que pode chegar a 76% este ano segundo estimativas, pressão sobre o peso e reservas cambiais baixas.

A ministra avaliou que o peso argentino, atualmente sob pressão devido à escassez de divisas que o país enfrenta, encontra-se em um valor adequado.

Alguns especialistas levantaram dúvidas sobre o respaldo que plano de Batakis terá por parte da vice-presidente Cristina de Kirchner, que provocou uma crise no governo de Alberto Fernández ao pressioná-lo pela saída do ex-ministro da Economia Martín Guzmán.

Reuters, 11/jul