sexta-feira, 22 de julho de 2022

Veja como denunciar telemarketing por publicidade abusiva

 

Novo canal pela internet foi anunciado pelo Ministério da Justiça. As denúncias serão apuradas pela Secretaria Nacional do Consumidor e encaminhadas aos Procons de todo o país para que sejam analisadas.

Após a determinação do Ministério da Justiça de suspender as atividades de telemarketing abusivo em todo o país, o órgão anunciou ainda a criação de um canal pela internet para denunciar as empresas que insistirem com a prática.

No formulário disponível no link denuncia-telemarketing.mj.gov.br, o consumidor deve informar se tem relação com a empresa e se foi dada permissão para oferecerem produtos e serviços. Há espaço ainda para informar dados, como a data e o número que fez a chamadas.

As denúncias serão apuradas pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e encaminhadas aos Procons (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) de todo o país para que sejam analisadas e aberto eventual processo administrativo pelo descumprimento da medida.

A empresa denunciada estará sujeita à multa diária de R$ 1 mil, que pode chegar a R$ 13 milhões, com a condenação em processo administrativo.

Suspensão de atividades

Na última segunda-feira (18), o Ministério da Justiça anunciou a suspensão por tempo indeterminado das atividades de cerca de 180 empresas do setor de telemarketing, principalmente ligadas a bancos e instituições financeiras.

Segundo a decisão, as empresas autuadas ligavam insistentemente para os consumidores, sem o consentimento deles e ofereciam serviços, o que é ilegal.

Entre janeiro de 2019 e junho de 2022, o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor registrou 6.085 reclamações de consumidores contra telemarketing abusivo. O site consumidor.gov, do Ministério da Justiça, recebeu 8.462 queixas no mesmo período.

G1, 22/jul