quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Indicador Antecedente de Emprego sobe 1,6 ponto em dezembro, mas cai 7,1 em 2022, FGV

 

Economista da fundação pede cautela, pois a alta do mês compensa apenas cerca de 15% do que foi perdido nos meses anteriores e o ano encerra com viés negativo com o resultado do trimestre.

O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), subiu 1,6 ponto em dezembro, para 74,7 pontos, após dois meses seguidos de queda, encerrando o ano passado com saldo negativo de 7,1 pontos. Em médias móveis trimestrais, o IAEmp caiu 3,0 pontos, para 75,9 pontos.

Em dezembro, três dos sete componentes do IAEmp contribuíram positivamente para o resultado do indicador, com destaque para os indicadores que medem a Situação Atual e Tendência dos Negócios da Indústria, que contribuíram com 1,7 e 0,5 ponto, respectivamente e do indicador que mensura o Emprego nos próximos meses do Consumidor, que contribuiu com 0,9 ponto.

Do lado negativo, o principal destaque ficou com indicador de Emprego Previsto da Indústria, que contribuiu com -0,9 ponto. Os demais indicadores - Emprego Previsto, Tendência dos Negócios e Situação Atual do Negócios de Serviços - contribuíram 0,2 ponto negativo cada um.

Valor Online, 05/jan