segunda-feira, 15 de maio de 2017

Turismo é visto como solução para a cidade


Integrante do Conselho Municipal de Turismo, Ricardo Amaral lembra que Nova York vivia uma grave crise de segurança no começo dos anos 1970. E a gestão local promoveu, segundo Amaral, uma "virada muito grande", aumentando a segurança e promovendo a recuperação de áreas degradadas, transformando a cidade em um sucesso do turismo mundial.

- O turismo foi uma importante sustentação da economia da Espanha durante a crise, por exemplo. A partir de equipamentos e investimentos que foram feitos (no Rio), temos a oportunidade de dar a volta por cima através do turismo. Mas essa conquista está comprometida se nós formos olhar a segurança. O Rio de Janeiro é o Brasil, é a vitrine. O Brasil é o Rio de Janeiro. A repercussão das boas ou más notícias parte sempre do Rio. Temos que seduzir o mundo para vir aqui - defende Amaral.

Ontem, durante uma visita à Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda, no Centro, o prefeito Marcelo Crivella comentou o conteúdo da carta, que, segundo ele, é uma "iniciativa extraordinária". Para Crivella, o documento veio "na hora certa" e indica a direção que deve ser seguida:

- Eu já conhecia a carta e achei uma iniciativa extraordinária. São cariocas que amam a nossa cidade e não suportam mais ver esse nível de violência. Não é possível entrar tanta arma, droga e munição na nossa cidade. Todos estamos muito preocupados. Se você ler a carta, você vê que ela vislumbra o caminho. A partir do momento em que o Rio tem a paz, ele se ergue sozinho. Tudo que nós precisamos é paz. Tudo isso vai fazer do Rio a locomotiva do estado. Podemos aumentar em bilhões o nosso PIB. Para isso, precisamos de segurança, e para termos segurança precisamos do apoio também do governo federal. Eu considero uma carta publicada na hora certa e com as palavras certas.

O Conselho Municipal de Turismo lembra que somente o carnaval da cidade movimentou aproximadamente R$ 3 bilhões este ano, segundo um balanço da Riotur. Cerca de 1,1 milhão de turistas estiveram na cidade. A hotelaria carioca registrou uma ocupação de 78% no período, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro.



O Globo, Rio, 15/mai