sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Busca pela casa própria cresce 26% no Rio de Janeiro


Reforçando a tendência de alta na demanda por imóveis que estão à venda no Rio de Janeiro, pesquisa do portal OLX aponta aumento de 26% na procura no segundo trimestre, em comparação com o mesmo período de 2019. Já no caso da locação de casas e de apartamentos, a alta é de 7% nas buscas feitas na plataforma.

O estudo aponta ainda que este comportamento dos consumidores também foi visto na capital fluminense, onde as buscas feitas por futuros compradores cresceram 29%, enquanto as pesquisas dos novos inquilinos aumentaram 6% na mesma comparação. Para Marcelo Dadian, diretor de Imóveis da plataforma, os dados indicam uma tendência de aquecimento do mercado imobiliário. "Além das baixas taxas de juros, que favorecem a compra de um imóvel, a pandemia fez as pessoas refletirem mais sobre o conforto e a localização de sua atual moradia. Isso justifica o aumento da procura por casas e apartamentos nos últimos meses na plataforma", analisa Dadian.

André Moreira, diretor da Martinelli Imóveis, confirma que o período está bem aquecido para as vendas. A empresa comercializou dois residenciais este ano, obtendo bons resultados. "Fizemos dois lançamentos virtuais na pandemia. O Be Happy, na Taquara, está com mais de 40% das unidades vendidas. Já o Reference Life Resort, no Recreio dos Bandeirantes, está com mais de 85% dos imóveis vendidos. As plantas espaçosas foram as grandes responsáveis por este resultado", avalia Moreira.

Comprando para morar

Outra pesquisa, agora do Raio-X FipeZap, também sugere tendência de alta na procura. Entre os dados está a intenção de adquirir imóveis nos próximos três meses, passando de 36% para 43% do total de participantes da amostra. Cerca de metade se declarou indiferente entre imóveis novos ou usados (51%). Já em termos de objetivo, a maior parte registrou a intenção de utilizar o imóvel para moradia própria (88%).

Com relação aos objetivos da compra, o interesse na aquisição de imóveis para revenda ou para obtenção de renda com o aluguel teve ligeira queda na comparação com a intenção de moradia, com 42% dos entrevistados declarando ter adquirido alguma unidade recentemente. Dentre eles, prevaleceu o objetivo de alugar o imóvel para obter renda (68%).



O Dia online, Cristiane Campos, 21/ago