segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Lugares históricos viram condomínios


Pontos e terrenos icônicos no Rio vêm se transformando em grandes empreendimentos residenciais. Nos últimos meses, locais como o Hotel Glória, a Churrascaria Plataforma, a "casa de pedra da Atlântica" e o Colégio Nossa Senhora da Piedade foram comprados por incorporadoras. O edifício do antigo jornal A Noite, na Praça Mauá, será leiloado e há a possibilidade de que seja adaptado para uso residencial.

- Considero muito importante para a cidade, por várias razões, além da receita com tributos, contribui com crescimento do emprego. À medida que os terrenos estão cada vez mais escassos, estas aquisições representam oportunidades em pontos de excelente localização - justifica o diretor do Creci-RJ, Laudimiro Cavalcanti.

Para o presidente da Ademi-RJ, Claudio Hermolin, este movimento é bom para a cidade.

- Principalmente, quando você pega casas mais antigas, que estavam sendo pouco cuidadas. Uma casa dessas vazia deprecia o bairro, desvaloriza a região, a localização. Então, quando você substitui um prédio por um empreendimento que provavelmente vem com mais modernidade, vai trazer mais famílias para morar ali, você gera mais segurança no entorno, e principalmente mais vida.

Três lançamentos da construtora Bait deste ano são todos em antigos espaços famosos. No início do mês, lançou um projeto no último terreno livre da orla de Copacabana, no terreno da chamada "casa de pedra", na Avenida Atlântica, altura da Rua Santa Clara. A empresa recém-adquiriu o terreno da Churrascaria Plataforma, no Leblon para a construção de um residencial de luxo.

Em Botafogo, a construtora lançará o Ivo, um condomínio com apenas dois blocos de seis andares, que ficará onde era clínica do cirurgião Ivo Pitanguy. A construção antiga será restaurada como área de lazer do residencial. O lançamento será em setembro.

- Comprar outros terrenos icônicos faz parte do nosso objetivo, sobretudo se fizer sentido no ponto de vista do negócio - afirma Henrique Blecher, sócio e presidente da Bait Incorporadora.

Viver como em um hotel

O Opportunity Fundo de Investimento Imobiliário fechou acordo para a compra do Hotel Glória. "Os estudos estão sendo desenvolvidos para que tenhamos unidades residenciais, permitindo aos moradores viverem num empreendimento como se estivessem num hotel", diz Jomar Monnerat de Carvalho, gestor do fundo, em nota.
Questões burocráticas

A empresa também ganhou, em parceria com a Performance Empreendimentos Imobiliários, a licitação por um terreno da Santa Casa da Misericórdia, em Botafogo, onde havia concessionárias. As vendas do Edifício Corcovado, com 120 unidades, a partir de R$ 990 mil, começam neste mês.

- Superamos dificuldades, como a desocupação de antigos inquilinos, a regularização fundiária e a obtenção da certidão de ônus reais - diz Luis Oswaldo Leite, presidente da Performance.

No Leblon, o terreno que abrigou o Colégio St Patrick's vai virar edifício comercial pela construtora Mozak.

No Encantado, está em construção no antigo terreno do Colégio Nossa Senhora da Piedade um condomínio da construtora MRV.



Extra, Carolina Diniz, 16/ago