quinta-feira, 23 de junho de 2022

Conselho Monetário define meta de inflação de 3% para 2025

Inflação oficial é medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Tolerância para meta ser considerada cumprida é de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.

O Conselho Monetário Nacional (CMN) definiu nesta quinta-feira (23) que a meta de inflação para 2025 será de 3%

A inflação oficial do país é medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). E a meta deve ser perseguida pelo Banco Central, que aumenta ou diminui a taxa básica de juros da economia, a Selic.

Atualmente, o juro básico está em 13,25% ao ano, o maior patamar desde 2016.

A tolerância para a meta ser considerada formalmente cumprida é de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos. Com isso, a meta será considerada cumprida em 2025 se ficar entre 1,5% e 4,5%.

Em nota, o Conselho Monetário Nacional afirmou que a fixação da meta em 3% para 2025 reduz incertezas e pode aumentar investimentos, pois aumenta a "capacidade de planejamento das famílias, das empresas e do governo".

Ainda, segundo o CNM, a meta será atingida em 2025: "o processo de consolidação fiscal propicia as condições necessárias para que a meta seja atingida", diz o comunicado.

Situação atual

Este ano, a meta de inflação definida foi de 3,5% e será considerada formalmente cumprida se oscilar entre 2% e 5%. No entanto, o Banco Central já admitiu que o índice deste ano deve estourar o teto da meta. A projeção do próprio BC, prevista no Boletim Focus, é que fique em 8,8%.

Nesta quinta-feira (23), o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse que a inflação em 2023 também deve ficar acima do centro da meta, mas que a instituição atuará para tentar mantê-la abaixo de 4%.

Quando a meta de inflação não é cumprida, o presidente do Banco Central tem de escrever uma carta pública explicando as razões.

Histórico das metas

Entre 2005 e 2018, a meta de inflação foi mantida em 4,5%. A partir de 2019, o CMN vinha reduzindo em 0,25 ponto percentual a cada ano. O objetivo é direcionar o Brasil para um nível de inflação mais próximo do observado entre os principais países emergentes.

Hoje, o conselho decidiu que a meta para 2025 será a mesma adotada para 2024.

CMN

O Conselho Monetário Nacional tem como função definir as diretrizes da política monetária e de crédito do país.

Integram o conselho: o presidente do Banco Central; o ministro da Economia; e o secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia.

Cabe ao conselho decidir, por exemplo:

Meta para a inflação;

Diretrizes para o câmbio;

Normas para funcionamento das instituições financeiras.

As diretrizes estabelecidas pelo CMN precisam ser seguidas pelas instituições financeiras do país. Compete ao Banco Central garantir o cumprimento dessas diretrizes e normas.

Ana Paula Castro e Jéssica Sant'Ana, TV Globo, 23/jun