quinta-feira, 9 de junho de 2022

Nenhuma "cortina de ferro" isolará a economia da Rússia, diz Putin

Com bloqueios dos EUA e países da Europa, Rússia se concentrará no desenvolvimento da indústria doméstica e desenvolverá parcerias com China, Índia e potências no Oriente Médio.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta quinta-feira (9) que nenhuma "cortina de ferro" cairá sobre a economia do país, apesar das sanções impostas pelo Ocidente, porque Moscou não se fechará ao mundo como a União Soviética fez.

Questionado sobre possíveis acordos com parceiros como China e Índia durante o "bloqueio" da economia da Rússia, Putin disse que a economia do país permanecerá aberta.

"Não teremos uma economia fechada, não tivemos e não teremos", disse Putin a jovens empreendedores em uma reunião televisionada.

Depois que grandes empresas e investidores dos Estados Unidos e Europa deixaram a Rússia, Moscou diz que se afastará do Ocidente e se concentrará no desenvolvimento da indústria doméstica e desenvolverá parcerias com China, Índia e potências no Oriente Médio.

"Um país como a Rússia não pode ser cercado", disse Putin.

Putin afirma que o Ocidente quer destruir a Rússia e que as sanções econômicas são como uma declaração de guerra econômica. A Ucrânia diz que luta contra uma apropriação de terras ao modelo imperial e que nunca aceitará a ocupação russa.

Reuters, 09/jun