quinta-feira, 15 de maio de 2014

Copa deixará legado de R$ 108 milhões em material de segurança


Uma espécie de contêiner, instalado dentro do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) do Rio, capaz de resistir a disparos de armas de fogo, desabamento e até mesmo a uma explosão, vai proteger os equipamentos de informática e o sistema de dados usados pelos responsáveis pela segurança pública durante a Copa do Mundo. Batizado de sala-cofre, a novidade faz parte de 15 itens entregues ao Rio pelo governo federal nos últimos dois anos, que representam num investimento de cerca de R$ 108 milhões.

- O Rio vai ficar com um legado grande em equipamentos de segurança. Um patrimônio que poderá ser usado diariamente, a partir da Copa, e também em outros grandes eventos da cidade, como o réveillon e o carnaval, que todos os anos atraem um grande número de turistas para o estado - afirmou o delegado federal Andrei Augusto Passos Rodrigues, secretário extraordinário de Segurança para Grandes Eventos do governo federal.

Das 12 cidades brasileiras que receberão jogos da Copa, o Rio - que sediará dentro de dois anos, os Jogos Olímpicos - foi a que mais recebeu equipamentos e ficará com o maior legado. Comprado a partir de 2011, o pacote de segurança começou a ser operado no ano passado, durante a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Há nele lotes de máscaras e armamento de baixa letalidade, modernas câmeras que produzem imagens em tempo real (usadas em helicópteros da polícia), delegacia móvel e em laptops.

Estreia no próximo dia 23

Andrei lembrou que o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), construído com recursos do governo federal, começa a funcionar na segurança da Copa do Mundo no próximo dia 23 deste mês no Rio. A operação operação máxima começa cinco dias depois, quando a primeira seleção chega ao país.

- O legado em equipamentos que ficará na cidade é importante, mas eu gostaria de chamar a atenção de outro fato: estamos, como nunca fizemos antes, criando um sistema integrado de segurança, em vários níveis e que também ficará depois da passagem da Copa e das Olimpíadas. Será uma experiência pioneira dividir funções com vários setores da segurança do país - disse Andrei.

Por causa da Copa e das Olimpíadas, o Rio ganhou três comandos móveis, com material de segurança moderno no interior: o comando móvel é uma viatura com capacidade tanto de vídeo monitoramento como de gestão de eventos e crise. Ele foi projetado para controlar uma área de interesse operacional como, por exemplo, o centro de treinamento da seleção, em Teresópolis.

- Ele será capaz de gerenciar essas áreas, sendo que tudo que há nos centros regionais, há em menor escala no comando móvel - disse o delegado federal.



O Globo, Antonio Werneck, 15/mai