quinta-feira, 8 de maio de 2014

Rio tem melhor taxa de ocupação


O Mundial de Futebol acontece em 12 cidades brasileiras, mas, se depender da preferência dos turistas, a Copa é nossa. Durante a competição, o Rio será o local mais visitado do país e deverá receber quase 90 mil estrangeiros, além de cerca de 465 mil brasileiros, segundo o Ministério do Turismo. E é claro que essa procura já tem sido sentida pela rede hoteleira. Levantamento do Fórum de Hoteleiros do Brasil, que representa 600 estabelecimentos, mostra que a cidade tem, até agora, a maior taxa de ocupação, de 87%. Natal e Cuiabá aparecem em segundo e terceiro lugares, com índice de venda de hospedagem de 81% e 73%, respectivamente. Na final da Copa, o Rio também sai na frente e já registra, segundo a pesquisa, realizada em abril, 93% dos quartos reservados para os dias 12 e 13 de julho.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-Rio), Alfredo Lopes, é ainda mais otimista. Segundo ele, a média da cidade deve ficar em 90% de ocupação e atingir 98% na final da Copa. Lopes lembra que, ao contrário de outros locais, como Porto Alegre e Curitiba, em que reservas bloqueadas foram devolvidas, o Rio não está com uma demanda menor do que a esperada.

- Só foram devolvidas 2% das reservas bloqueadas. Num universo de 35 mil quartos, isso é insignificante - diz ele.

Apesar dos bons números no turismo, nem tudo está cor-de-rosa nos preparativos e na hora de recepcionar os visitantes. Lopes diz que a cidade está despreparada em muitos aspectos.

- A gente tem experiência em grandes eventos, como carnaval e réveillon, mas a Copa do Mundo é diferente por ser um período muito longo. São quase 30 dias, e teremos turistas que vão participar mais do dia a dia da cidade. Se alugarem um carro, como vão se orientar? Nossa sinalização é muito deficiente. Na hora de abastecer o carro, que frentista fala inglês? Se o turista for ao mercado, vai ser também uma comunicação curiosa - critica.

A 35 dias da Copa, quem estava nesta quarta-feira no Rio enfrentava realmente uma gincana para conseguir se deslocar. No metrô, por exemplo, há placas bilíngues para bilheterias e embarque nas linhas, mas nas estações os mapas não apontam que atrações turísticas podem ser encontradas. Elas estão listadas em separado, no canto esquerdo, abaixo do traçado, em português.

- Não consegui entender nada. Deveria haver pelo menos uma versão em inglês - riu, incrédulo, o turista indiano Anand Nair, com um mapa e um guia na mão, na estação Cardeal Arcoverde, em Copacabana.

O deslocamento dos turistas, pelo menos em direção ao Maracanã, já está planejado pela prefeitura. O ponto mais importante do plano é a integração do transporte público. O BRT Transcarioca (Barra-Galeão) será inaugurado no dia 1º de junho, ainda incompleto, mas com um serviço expresso para atender o público no período, com quatro estações: Alvorada, Vicente de Carvalho (local de conexão com o metrô), Fundão e Tom Jobim. O metrô, apontado como a melhor forma de se chegar ao estádio, terá três estações (São Francisco Xavier, Maracanã e São Cristóvão) sinalizadas com as cores dos bilhetes (azul, amarelo, vermelho e verde) que indicam o setor para onde a pessoa deve se dirigir.

Secretário vai se reunir com cônsules

Outro fator que tem preocupado é a segurança. O secretário estadual de Turismo, Claudio Magnavita, deve se reunir na próxima semana com os cônsules dos principais países que participarão da Copa. Ele quer evitar que informações erradas prejudiquem a imagem do Rio. Segundo ele, o turismo em áreas pacificadas, por exemplo, é muito seguro, ao contrário do que tem sido dito por consulados nas orientações em seus sites. Para Magnavita, houve um exagero, um alerta desproporcional à realidade.

O secretário anunciou que vai criar o SOS Turismo, que deve começar a funcionar cinco dias antes do início da Copa e terminar cinco dias depois do evento. A ideia é que os turistas tenham um número para o qual possam ligar e receber orientações, em qualquer emergência. Quem for assaltado poderá reclamar por telefone, e a Secretaria de Turismo acionará o Batalhão de Policiamento Turístico. Se o caso for de passaporte furtado, o serviço se encarregaria de fazer contato com o consulado. O número do SOS ainda será divulgado.



O Globo, Elenilce Bottari, 08/mai