quarta-feira, 21 de maio de 2014

Hotéis têm 55% de ocupação para Copa do Mundo


A menos de um mês da Copa, mais de 300 mil diárias foram vendidas para o Mundial nas 12 cidades-sede, informaram o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) e a Match, agência de hospitalidade da Fifa. Isso equivale a 55% do total disponível para vésperas e dias de jogos no país, considerando 97 mil quartos de 600 hotéis associados ao FOHB. As sedes com maior percentual de ocupação são Rio (88%), Natal e Recife, com 84%, cada. São Paulo tem apenas 31%.

- Haverá alta de dez pontos percentuais nessa ocupação total até a Copa - disse Roberto Rotter, presidente do FOHB.

São Paulo é lanterninha no ranking. Para a data de jogo mais procurada na cidade, Brasil x Croácia, que abre o Mundial, em 12 de junho, o aproveitamento está em 42%.

- São Paulo tem 42 mil quartos, é quase o dobro do Rio, que tem 22 mil. Se olharmos os números por diárias vendidas, São Paulo totaliza 78 mil, contra 65 mil no Rio - argumenta Rotter.

A venda de pouco mais da metade dos quartos é compatível com o total registrado no mesmo período antes da Copa na África do Sul e na Alemanha, diz Enrique Byrom, diretor executivo da Match. Os dados excluem bloqueios da agência da Fifa, que devolveu reservas não comercializadas.

Jogos mais procurados foram determinantes para garantir boa ocupação nas cidades-sede, mesmo em destinos menos disputados. A partida entre Japão e Colômbia já ocupou 99% dos quartos disponíveis para a data em Cuiabá. Brasil x México, em Fortaleza, rendeu, até aqui, 98% de quartos vendidos.



O Globo, Glauce Cavalcante, 21/mai