segunda-feira, 19 de maio de 2014

Nada de bolha imobiliária


Preocupadas com rumores de uma possível bolha imobiliária (quando há muita especulação ou quando o preço dos imóveis sobe muito acima da inflação), construtoras do Rio se unem e reforçam a tese de que não existe crise no setor. Os lançamentos estão previstos para antes e depois da Copa do Mundo e contam com ofertas para todas as faixas de renda. O financiamento pode chegar a 90%, com juros mais acessíveis e prazo de até 35 anos para pagar.

Segundo o presidente do Creci-RJ, Manoel da Silveira Maia, não há risco de bolha imobiliária no Brasil. "Há uma grande diferença entre o que aconteceu nos Estados Unidos em 2008 e o mercado imobiliário brasileiro. O americano fazia seguidas hipotecas e pagava as parcelas no cartão de crédito . Aqui não. Não há transação no papel, há transação no dinheiro", ressalta Maia. Rubem Vasconcelos, presidente da Patrimóvel, diz que só existe bolha quando o saldo devedor supera o preço do imóvel. "Não é o que acontece no Brasil. Hoje, com a economia forte, a inflação sob controle e um momento de emprego muito bom, as pessoas estão fazendo upgrade em seus imóveis. O brasileiro tem cultura patrimonialista. Nos últimos dez anos, nenhum investimento valorizou tanto quanto um imóvel", conta Vasconcelos.

Também contrário aos rumores de bolha, Arnon Velmovitsky, presidente da Comissão de Direito Imobiliário do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil), explica que os financiamentos seguem rigorosa e prévia avaliação, sendo liberado percentual inferior ao valor do imóvel, o que dilui o risco no caso de eventual queda dos preços de mercado. "A garantia de pagamento do empréstimo é o própr i o be m a dqui r i do pel o cliente. É feita análise minuciosa para que o comprador esteja mais do que apto a honrar a prestação pactuada", complementa Velmovitsky.

Entre as construtoras que estão com lançamentos está a Mega 18 com o comercial Fontana di Successo, em Jacarepaguá. No mesmo bairro, a Calper lançará o Brise, residencial com 228 unidades. O Grupo Avanço Aliados escolheu a Freguesia para lançar dia 28 o Araguaia Conception Residences, com 35 unidades. No Recreio dos Bandeirantes, o Maiu, da Calçada, terá 477 unidades na primeira fase.

Na Zona Sul, a construtora Mozak prepara dois lançamentos. O Villa Humaitá, com 13 unidades, e o Cenário, em Botafogo, que terá 16 unidades de dois quartos.



O Dia, Cristiane CFampos, 18/mai