terça-feira, 13 de maio de 2014

Faturamento do turismo supera previsão em 2013


O ano de 2013 foi "excelente" para as principais empresas brasileiras do setor de turismo e as perspectivas para este ano são positivas, avalia o governo Dilma Rousseff. A conclusão é baseada no resultado de uma pesquisa feita com as principais empresas do setor. Segundo a décima edição da Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo (Pacet), à qual o Valor teve acesso exclusivo, o faturamento das 80 maiores companhias do segmento cresceu 8,8% no ano passado em relação a 2012, somando R$ 62,7 bilhões. Já as expectativas para 2014, segundo o Ministério do Turismo, são otimistas: as empresas vislumbram um crescimento de suas receitas e pretendem investir neste ano.

Empresários do setor esperavam uma receita cerca de 7,5% maior em 2013. No ano passado, também foram gerados 116 mil postos de trabalho pelo setor. A pesquisa é realizada pelo Ministério do Turismo em parceira com a Fundação Getúlio Vargas.

"Os resultados foram acima da expectativa e as previsões para o próximo ano seguem otimistas devido ao momento que vive o país com a realização dos grandes eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas de 2016", avaliou o ministro do Turismo, Vinicius Lages.

O segmento que mais apresentou crescimento no faturamento em 2013 foi o de promoção de feiras, com alta de 13,8%. As agências de viagem registraram um acréscimo de 13,5% em suas receitas, seguidas das empresas de transporte aéreo e as organizadoras de eventos. Elas observaram altas de 10,9% e 9,6% em 2013 frente o ano anterior, respectivamente.

A pesquisa revela também que 84% do mercado pesquisado têm expectativa de crescimento para 2014 e em todos os segmentos monitorados há sinais de realização de investimentos neste ano. Os mais animados são as agências de viagens, organizadores de eventos e empresas de transporte aéreo e rodoviário. Todas as companhias dessas áreas disseram que pretendem investir neste ano.

As agências de viagens devem apostar em novas tecnologias, na melhoria dos serviços e no reforço de suas áreas comerciais. As locadoras de automóveis afirmam que os eventos esportivos organizados no Brasil assegurarão o aumento da demanda. A Copa do Mundo e a Olimpíada também são responsáveis pelo otimismo das empresas do segmento de hospedagem.



Valor Econômico, Fernando Exman, 13/mai