segunda-feira, 30 de março de 2015

Estação do metrô na Barra recebe acabamento


A Estação Jardim Oceânico da Linha 4 do metrô, na Barra, já está em fase de acabamento: as plataformas de embarque e de desembarque estão construídas, assim como o túnel para passagem das composições. O acesso pela Rua Fernando de Matos recebeu piso de granito. Estão prontas também as escadas e parte do mezanino, onde ficará a bilheteria. Na fase atual, operários trabalham na instalação de pastilhas nas paredes.

Em visita à estação na manhã de ontem, cerca de 60 moradores da Barra e do Recreio acompanharam o andamento das obras da Linha 4, que ligará o Jardim Oceânico à Praça General Osório, em Ipanema. Eles também viram de perto a ponte estaiada, que passará sobre a Lagoa da Tijuca. A estrutura ligará a Avenida Armando Lombardi ao túnel do Morro do Focinho do Cavalo.

O diretor da Associação de Moradores do Recreio, Milton Reali, mostrou- se otimista com a conclusão da obra até julho de 2016, prazo prometido pelo governo estadual.

- Os trabalhos no Jardim Oceânico estão bem adiantados. Acredito que a chegada do metrô à Barra será o primeiro passo para a extensão da linha até o Recreio - contou Reali.

Nascido em Portugal, mas radicado no Rio desde os 10 anos, o publicitário Toni Lourenço espera que o metrô reduza a rotina de engarrafamentos do bairro.

- Acredito que o metrô vai tirar muitos carros da rua. Teremos mais qualidade de vida - opinou o visitante.

O secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osorio, disse que levar o metrô até o Recreio e Jacarepaguá está nos planos do governo:

- É um sonho. Precisamos viabilizar a obra economicamente - disse o secretário, referindo-se à crise financeira que o estado atravessa.



O Globo, 29/mar