sexta-feira, 6 de março de 2015

RJTV visita andamento das obras de mobilidade na Zona Portuária do Rio


As Olimpíadas trouxeram R$ 30 bilhões em investimentos para o Rio. A Zona Portuária é uma das regiões que passam pelas maiores mudanças. O RJTV mostrou, nesta quinta-feira (5), como estão os projetos de mobilidade.

A Região Portuária de hoje pouco lembra a de um ano atrás já que as mudanças são diárias. Às vezes, até quem passa por lá todos os dias não sabe o que de fato está acontecendo. Há quem reclame de tanta obra ao mesmo tempo.

A decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI) de escolher o Rio para sede dos jogos, o primeiro na América do Sul, trouxe para a cidade um pacote de investimentos que demoraria anos para acontecer.

A equipe do RJTV visitou as obras de mobilidade urbana na região. Uma delas é a Via Expressa, onde antes ficava a Perimetral. O túnel que faz parte dela terá três quilômetros de extensão e duas galerias. Uma sentido Aterro do Flamengo e outra no sentido Rodoviária. Atualmente falta meio quilômetro para o fim das escavações.

Outra grande transformação vai acontecer na superfície. Em cima do túnel será construído um Passeio Público, uma extensa área verde com bancos e jardins.

Durante as Olimpíadas, a Prefeitura estuda construir na Zona Portuária os chamados live sites, um lugar aberto com telões, onde as pessoas vão poder acompanhar as provas. Outra obra que vai atender o público que vai assistir às competições é a do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

O VLT vai percorrer 28 quilômetros entre o Santos Dumont e a Rodoviária. Já o BRT Transbrasil vai ligar o mesmo aeroporto a Deodoro, onde serão disputadas 11 modalidades olímpicas.



G1, 05/mar