segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Compra online é a nova tendência do segmento


Com mais pessoas comprando pela internet, lojas de materiais de construção estão investindo em e-commerces para dar ainda mais conforto aos clientes. As vendas online são uma realidade no país, de acordo com o Relatório Webshoppers. Em 2016, segundo o estudo, o comércio eletrônico faturou R$ 44,4 bilhões, crescimento de 7,4% em relação ao ano anterior. Outro dado do relatório indica alta de 22%no número de consumidores. A previsão para este ano também é de alta. 

Essa forma de comprar abrange todos os tipos de produtos, inclusive materiais de construção. A Construmais, por exemplo, acaba de lançar o seu canal de vendas online e começa a sentir os resultados da iniciativa. Iuri Russo, diretor da empresa, diz que o cliente muitas vezes não quer se deslocar para a loja física. "Questões de trânsito ou até de violência podem afastar o interessado. Por isso, a loja online oferece o conforto necessário para ele pesquisar e comprar a hora que desejar". 

Na loja online da Leroy Merlin, um dos serviços mais usados é o Clique e Retire, em que os clientes podem comprar os produtos e retirar em uma das lojas físicas. Erimar Bérgamo, diretor E-Commerce, afirma que a vantagem deste serviço é o não-pagamento de frete pelo cliente e a rapidez, pois é possível pegar o produto em até dois dias úteis após a compra. 

"As ofertas sempre são as mesmas do site e das lojas físicas. Por exemplo, estamos com a campanha semana do cliente com até 70% off em produtos de acabamentos". Na Flaviense, o canal online também está disponível. 

Flávio Aurélio Correia, diretor da empresa, conta que o cliente escolhe todos os produtos pelo site, solicita orçamento pelo portal e um vendedor entra em contato para fechar a compra. "Nossos vendedores são como um filtro. Eles orientam a pessoa em relação aos itens selecionados. Se são os melhores para determinada necessidade, por exemplo. Por isso, é importante este primeiro contato. Ainda não implantamos uma plataforma de vendas 100% pelo site. Mas essa será a meta para 2018, porque sabemos que é uma poderosa ferramenta de vendas", antecipa Flávio.



O Dia, Cristiane Campos, 17/set