segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Curso capacita mulheres para a construção civil


Lugar de mulher é onde ela quiser. Elas ocupam cada vez mais os espaços que desejam e conquistam também lugares em atividades tidas como exclusivamente masculinas anteriormente. Pensando nisso, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati) e o Serviço Social da Indústria da Construção do Rio de Janeiro (Seconci-Rio) abrem na próxima terça-feira a segunda turma de formação de mulheres pintoras com foco na construção civil. O curso é gratuito.

"Além da formação ser destinada exclusivamente às mulheres, as casas pintadas como modelo são construções de verdade, entregues à comunidade de Vila Lage, em São Gonçalo, depois de totalmente repaginadas. Trata-se de capacitação profissional que valoriza social e economicamente a região", esclarece Ana Claudia Gomes, gerente de Relações Institucionais do Seconci. Daniele Chaves, 34 anos, cursa o 8º período de Engenharia Civil e decidiu investir na sua formação profissional fazendo todos os cursos ligados a área. "Neste curso, conheci outras mulheres e sonho em abrir com elas uma pequena empresa. Por isso, também estou frequentando as aulas de empreendedorismo para aprender a cuidar do meu negócio", diz.

Maria Piedade, 47, foi técnica de enfermagem por dez anos, e após a morte do marido decidiu largar a profissão. Ela conta que sempre gostou da área e viu no curso uma oportunidade de se preparar para este mercado. "Sou muito determinada. Já pintei a minha própria casa e agora farei isso profissionalmente", comemora. Para Flávia Barbosa, moradora do Gradim, em São Gonçalo, a nova profissão representa esperança, já que depois de um acidente, ficou com uma lesão no ombro e entrou em depressão.

"Esse curso foi um divisor de águas! Além de me devolver a vontade de viver, me deu um novo caminho e uma nova profissão", vibra.

O curso tem duração de um mês, e as inscrições ainda estão abertas: segundas, quartas e quintas-feiras, das 8h30 às 17h, no atendimento comunitário do Canteiro de obras da MRV (Rua Lucio Tomé Feteira 312, Vila Lage). As interessadas devem comparecer munidas de documento de identidade, CPF e comprovante de residência.



O Dia, Brunna Condini, 23/set