segunda-feira, 4 de junho de 2018

Residências para os novos tempos


Montar um apartamento pequeno é, para muitos, um desafio. Como aproveitar ao máximo um espaço de 16 metros quadrados para que fique confortável, prático e, claro, bonito? Num momento em que as plantas diminuem, a 15ª edição do Morar Mais por Menos quer provar que é possível viver bem em pequenos espaços. A mostra vai apresentar 15 unidades de microapartamentos, nove deles com áreas entre 16 metros quadrados e 25 metros quadrados. O evento começa no dia 3 de agosto, no CasaShopping. Na próxima sexta, às 11h, as organizadoras, Ligia Schuback e Sabrina Schuback Rocha, realizarão um café da manhã para apresentar ao mercado de decoração os dois mil metros quadrados que abrigarão um total de 48 ambientes. A inscrição para participar deve ser feita pelo e-mail marketing1@morarmais.com.br.

A arquiteta Cynthia Sabat será responsável pelo menor apartamento da mostra. Ela ainda não finalizou seu projeto, mas uma das ideias é fazer um mezanino no espaço onde ficará a cama. Caso opte por não elevar o quarto, deve recorrer a um sofá-cama:

- Já sei que vou usar bastante marcenaria para criar ambientes e esconder as coisas - conta Cynthia.

Também participarão do evento os arquitetos Alexandre Cardim, Pedro Galaso, Luiz Eduardo Pinto, Thiago Herrera, Arthur Trigueiro, Maria Fátima das Neves Berge, Gizelle Leite, Rachel França, Érika Natario Meirelles, Aline Nave, Karine Taranto e a dupla Evangelina Campos e Ju Olivetti.

Sabrina explica que ela e Ligia optaram por priorizar microapartamentos inspiradas pelo estilo de vida dos jovens de hoje, que moram sozinhos e têm famílias pequenas. E frisa que em São Paulo já há prédios que têm apenas imóveis de metragem reduzida:

- O preço do metro quadrado está nas alturas, e o custo de manutenção também é altíssimo, sem falar nas contas de luz, gás, água... E as pessoas estão com menos tempo para morar num apartamento grande. Hoje, a moradia deve estar em sintonia com a agilidade dos nossos dias, a economia e a sustentabilidade. Resolvemos trazer essa ideia para o Rio, sempre com sofisticação e bom gosto.

Durante a mostra, haverá um estande da Light onde os visitantes poderão receber dicas sobre formas de racionalizar o uso de energia.



O Globo-Barra, 03/jun