segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Mostra 'Rio + Design' será uma das principais atrações da Semana Design Rio


Mesas que se encaixam como lego, bancos que lembram as cadeiras de praia dos anos 70, colares com materiais sustentáveis, poltronas feitas de chapas de compensado, com jeitão de escultura, ou uma bicicleta para crianças sem pedais ou rodinhas de apoio. Num passeio pelos 240 metros quadrados da quinta edição da "Rio + Design", uma das principais atrações da Semana Design Rio, que acontecerá de 23 a 27 de outubro no Jockey Club, o visitante poderá conhecer estas e outras dezenas de ideias que andaram fervilhando pela cabeça dos mais criativos profissionais de design do estado. E viraram belos produtos. Ao todo, serão 116 peças, selecionadas pelo Conselho Consultivo de Design, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Estado do Rio, que ficarão expostos durante os cinco dias de evento na Gávea.
Promovida pelo governo do estado, em parceria com a Firjan, o Sebrae e a Reluz, este ano a nova edição da "Rio + Design" bate recorde de participantes: serão mais de 50 designers, um time que reúne nomes como Antonio Bernardo, Eduardo Baroni, Bernardo Senna, Freddy Van Camp, Gilson Martins, Índio da Costa, EM2 Design, Lattoog Design, Studio Zanini e Sergio Rodrigues.

Além disso, a organização da "Rio + Design" decidiu incluir a mostra na programação da Semana Design Rio, que tem patrocínio de Even, Air France, Senai Cetiqt, Shopping Leblon e Casa Shopping, bem como apoio do governo do estado, do Senac, da Firjan e da Tok Stok, e parceria acadêmica com a ESPM.

- Acreditamos que, ao integrar a Semana Design Rio, teremos um upgrade no fechamento de negócios e na divulgação dos produtos, já que, dentro de um evento como esse, daremos ainda mais visibilidade à produção dos designers e da indústria criativa fluminense - aposta Dulce Ângela Procópio de Carvalho, subsecretária de Estado de Comércio e Serviços.

A mostra - que tem duas edições anuais, uma no primeiro semestre, em Milão, e outra no segundo semestre, no Rio - a cada ano vem atraindo mais designers e, com isso, cumprindo o papel de ajudar a desmistificar o tema.

- Na primeira edição, em 2008, eram apenas 17 designers. Este ano, em Milão, foram 27. E na edição deste segundo semestre, aqui no Rio, já temos mais de 50. Isso mostra um crescimento do projeto e prova que estamos nos aproximando de nosso objetivo, que é trazer o design para o cotidiano das pessoas. Queremos que as pessoas se acostumem a ver o design no seu dia a dia - explica a subsecretária.

Um dos produtos que poderá ser visto pelo público será a Bike Zimba, uma bicicleta de treinamento nos moldes das usadas pelas crianças da Europa: sem pedais e sem rodinhas de apoio. Feita de madeira, com cores vibrantes, ela é mais leve que as de alumínio e foi criada pela equipe do Estúdio Baobá.

- Essa bicicleta é feita para a criança começar desde cedo a treinar o equilíbrio. Ao contrário das que estamos acostumados a ver aqui no Brasil, ela é muito usada em países da Europa para crianças bem pequenas, por volta do dois anos, começarem a aprender. Elas sobem e dão impulso, sem ajuda de rodinhas - ensina a design Gabriella Vaccari, que já testou o produto em seu filho.

Tecnologia convive com peças lúdicas

Se com a bike o público vai lembrar dos tempos de infância, com o projeto do Estúdio Alcantarino muita gente vai continuar recordando do passado. Segundo o designer Carlos Alcantarino, a inspiração para criar o banco e a poltrona Copacabana foram as antigas cadeiras de praia de madeira, com assento em nylon colorido, muito usadas nas praias cariocas nos anos 70.

- Pensamos naquelas cadeiras que as pessoas usavam para ir à praia, e que muitos hotéis ofereciam. Só que fizemos peças com fios de nylon, em vez do polipropileno usado no passado. Colocamos muita cor e grafismos e ficou uma peça colorida, que pode ser usada numa varanda ou num living, num cantinho de decoração mais leve - explica Carlos Alcantarino.

Outro exemplo de móvel que será exibido na "Rio+Design" é a cadeira mamulengo, criação do designer Eduardo Baroni para a empresa Elon, de Petrópolis. Produzida com chapas de compensado e acabamento em laca, a cadeira de balanço parece uma escultura.

- Este ano, optamos por uma abordagem mais ampla e teremos muitos produtos que usam tecnologia, além de peças lúdicas - explica Dulce, esclarecendo que, diferentemente da edição do ano passado, quando o foco dos trabalhos era a sustentabilidade, dessa vez as peças e produções não se restringiram a um tema.

Representando a simbiose do design com a tecnologia, há a máquina da Habto Design. Especializada em desenvolver design de produtos inovadores para a educação, a empresa carioca vai mostrar sua mais recente criação: a Superfície Educacional Interativa, ou SEI. De acordo com o designer Eduardo Cronemberger, o equipamento foi projetado para ser usado em salas de aprendizagem e bibliotecas de escolas. Trata-se de uma tela multitoque 3D, de 55 polegadas, com ajustes elétricos de altura e inclinação. A grande vantagem, explica Cronemberger, é que ela pode ser usada como TV, para exibição de filmes; como lousa digital, para apresentações; ou como monitor, para pesquisas e trabalhos individuais ou em grupo. E mais de um aluno pode trabalhar nela ao mesmo tempo.

- Ela tem uma tela interativa que aceita até dez toques simultâneos, o que permite que várias pessoas a utilizem simultaneamente - explica Cronemberger, acrescentando que a SEI foi criada em parceria com o Centro de Automação e Simulação do Senai-RJ e que a instituição tem quatro equipamentos em uso.

Evento apresentará joias de designers novos e consagrados

Uma amostra do que tem inspirado os designers de joias do Rio foi selecionada pelos curadores da "Rio + Design". São mais de 30 brincos, pulseiras, colares, relógios, alianças e anéis de ouro, em prata, pedras e materiais alternativos como borracha e couro. Além de peças do consagrado Antonio Bernardo, que levará oito de suas mais recentes criações, a exposição inclui a produção de jovens joalheiras como Vanessa Robert, que mostrará um anel e um brinco da coleção Fios, que remete à arquitetura contemporânea, e Lívia Canuto, que vai expor três anéis da coleção Arábia.

- Além da divulgação que o evento possibilita, é uma oportunidade de troca de ideias entre os profissionais da área e verificar a produção atual dos designers participantes - diz Lívia.

A Semana Design Rio, promovida pelo GLOBO, promete virar mais uma atração no calendário de eventos da cidade. Durante cinco dias - de 23 a 27 de outubro - o Jockey Club abrigará debates e palestras com arquitetos e designers brasileiros e estrangeiros, workshops e estudos de caso. Fora do Jockey, haverá visitas guiadas e uma programação que inclui eventos em shoppings, lojas e ateliês. Inscrições a partir do próximo dia 10, no site semanadesignrio.com.br.



O Globo, Simone Candida, 06/out