segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Queda dos aluguéis não significa compra


Após três anos de altas no valor de locação de imóveis no Rio, o Índice FipeZap apontou que o preço do aluguel começou a cair. Enquanto em agosto a queda registrada foi de -0,1%, em setembro o recuo foi de -0,3%. A dúvida que fica é: isso indica que deve-se adiar a compra da casa e alugar um imóvel?

Segundo especialistas, saber se é a hora de alugar ou comprar um imóvel depende de cada pessoa e, principalmente, do momento pelo qual está passando. O lugar onde mora é onde quer fincar raízes? Há capital suficiente para investir? Deve-se considerar também o fato de que, ao alugar, a pessoa não terá o bem no final, embora os valores de aluguel e prestações sejam, às vezes, bem próximos.

Depois de dois anos morando de aluguel, a professora Cleuza Faustino, de 49 anos, resolveu investir num novo imóvel. Antes de morar no apartamento alugado, ela era dona de um em Guadalupe. Enquanto não vendia o primeiro bem, alugava um apartamento em Madureira, que depois seria seu.

- Resolvi comprar, porque não gosto de pagar aluguel. Prefiro pagar por uma coisa que vai ser minha. É melhor, porque posso ajeitar a casa do jeito que eu quiser, e as mudanças que fizer vão ficar para mim, não para outro proprietário.

Eduardo Zylberstajn, coordenador do FipeZap, explica que a queda no valor do aluguel pode indicar uma retração do mercado imobiliário como um todo.

- Eu interpreto isso como um sinal de que talvez o aumento da demanda por moradia tenha dado uma trégua. O aluguel mede muito diretamente isso. As pessoas não têm como comprar, mas precisam morar em um local, aí o aluguel capta essa demanda - explica. - As quedas foram relativamente pequenas, então não é muito mais negócio alugar do que comprar.

O economista Gilberto Braga acha que deve-se investir na compra:

- Sempre é uma boa hora para comprar a casa própria, pois se trata de um bem que, além de substituir o aluguel, fica como um legado para os herdeiros e a família.



Extra, Lara Mizoguchi, 20/out